Dependendo de onde você vive e das suas necessidades, você pode precisar de uma cerca de eucalipto tratado. O eucalipto tratado é uma das madeiras mais resistentes para se construírem cercas definitivas, de uso a longo prazo. Contudo, também podem ser usadas em ocasiões de cercas temporárias.

Nesse artigo vamos mostrar um passo a passo para fazer um cerca de eucalipto tratado do zero. Além disso, vamos dar algumas informações dos tamanhos de mourão e tipos de cercamento para seu local.

Confira o passo a passo.

1. Prepare a fundação da cerca de eucalipto tratado

Antes de fazer qualquer coisa, defina o tipo de cerca que você vai fazer. Ela é definitiva ou temporária? Isso é importante, porque aqui vamos mostrar que a cerca definitiva pode ter as valas preenchidas com concreto para fixação, o que torna a remoção muito difícil.

As cercas definitivas são ideais para delimitação de terreno. Já as temporárias podem ser usadas em obras ou jardins, por exemplo. Pense nisso e então comece a fundação.

Delimite as pontas do perímetro cercado e só então escave entre uma ponta e outra. Faça buracos de cerca 60 centímetros ou mais, para garantir a sustentação do eucalipto.

A distância entre um mourão e outro pode variar muito, dependendo do tipo de cerca que queira fazer. Veja algumas sugestões de aplicação:

1 –  DIVISÃO DE PROPRIEDADE RURAL

ARAME FARPADO

MOURÕES –> comprimento: 2,20m

colocação: de 3 em 3m

BALANCINS 1,5m

ARAMES 6 fios

ESTIRADAS de 200 a 250m

2 –  INTERIOR DE PROPRIEDADE

ARAME FARPADO

MOURÕES comprimento: 2,20m

colocação: ideal – de 3 em 3m

máximo – de 4 em 4m

BALANCINS de 1,5 a 2m

ARAMES 5 fios

ESTIRADAS de 200 a 250m

3  – GADO DE CORTE

ARAME FARPADO

MOURÕES comprimento: 2,20m

colocação: de 3 em 3m

BALANCINS 1,5m

ARAMES de 5 a 6 fios

ESTIRADAS de 200 a 250m

4 –  GADO LEITEIRO

ARAME FARPADO

MOURÕES comprimento: 2,20m

colocação: de 3 em 3m

BALANCINS de 1 a 1,5m

ARAMES 5 fios

ESTIRADAS de 200 a 250m

5 – JARDINS

MOURÕES comprimento: 2,20m

colocação: de 30cm em 30cm

(retirado de madeiratratada.net)

2. Verifique os níveis e prepara o mourão

O eucalipto tratado tem alta durabilidade e pode ser usado tranquilamente em qualquer ambiente. Em alguns casos, você pode envernizá-lo para aumentar ainda mais a durabilidade. Porém, o eucalipto tratado pode ser encontrado em empresas especializadas, aumento a durabilidade em décadas de uso.

Visto isso, amarre algum tipo de saco plástico na ponta do mourão que será enterrado. Isso serve para evitar danos ao longo do tempo na base dele.

É ideal que você verifique o nível e prumo dos eucaliptos ao serem colocados. Dessa forma, vai garantir que não tenha retrabalho caso precise colocar arames ou mesmo preparar o seu jardim.

3. Use o arame indicado e finalize a fundação

Depois de todos os mourões, balancins e estiradas colocadas, você pode colocar o seu arame indicado, caso seja necessário. Em algumas fazendas, o cercado também é eletrificado, para auxiliar na segurança da propriedade e também no controle de um possível animal que queira estragar a cerca de eucalipto tratado.

Como a tensão é baixa, essa eletrificação serve apenas de “susto” para os animais e humanos.

Por fim, finalize as fundações, preenchendo com concreto se a cerca for definitiva. Ou apenas com terra firme e compacta no caso de cercas temporárias.

A cerca de eucalipto tratado é perfeita para quem deseja delimitar locais utilizando maneiras sustentáveis, práticas e duráveis. Afinal, a madeira tratada ajuda o meio ambiente e cumpre com requisitos técnicos exigentes para utilização em construção.

Aproveite e peça um orçamento sem compromisso Agora mesmo: Clique Aqui e Peça Seu Orçamento