Sabemos das vantagens de comprar madeira tratada e utilizá-la para diversas finalidades. É um investimento que beneficia seu bolso e também a natureza.

No entanto, muitos se perguntam como escolher esse tipo de produto, sob o aspecto da qualidade e do custo benefício.

Pensando nisso, aqui vão quatro dicas para comprar madeira tratada que vão de ajudar na hora da escolha!

1- Para qual finalidade a madeira será utilizada?

Esse é um importante ponto de partida. Ao passo em que se estabelece a finalidade da madeira tratada – construção, decoração, etc. – a escolha torna-se mais fácil.

Isso porque existem diversos tipos de árvores de reflorestamento utilizadas para tratamento e comercialização. E cada um desses tipos se mostra mais adequado para as diversas finalidades.

Quando for iniciar suas pesquisas para comprar madeira tratada, tenha em mente sua principal finalidade e peça maiores informações nas indústrias e lojas.

Os especialistas te orientarão da melhor forma sobre qual tipo de madeira é mais adequado para o seu propósito.

 

2- Pesquise relatos de outros compradores

Conforme você tiver selecionado algumas opções de fornecedores, empenhe-se em pesquisar relatos de outras pessoas que já compraram com eles.

Essa é uma forma eficaz de saber a qualidade dos serviços oferecidos.  

A maioria dos sites contam com a opção de deixar comentários. Acesse-os e faça um levantamento de comentários positivos e negativos, pontos altos e baixos.

Além disso, as redes sociais podem ser úteis para realizar essa dica. Existem diversos grupos e comunidades para que os internautas comentem suas opiniões a respeito de diversos tipos de compra.

 

3- Antes de comprar madeira tratada compare: Preços x Serviços

A esse ponto, espera-se que você já tenha levantado algumas opções de fornecedor para comprar madeira tratada.

Por isso, é hora de comparar os serviços oferecidos com seus respectivos custos.

Essa é uma dica fundamental, visto que muitas empresas oferecem menos serviços (ou de menor qualidade) por custos maiores.

Compare os custos para cada tipo de tratamento, cada tipo de madeira, forma de pagamento, opções de entrega, etc.

Essa relação de preços e serviços será útil para que você tome a decisão certa.

 

4- Certifique-se da qualidade do tratamento da madeira

Existem algumas formas de garantir a qualidade do tratamento da madeira de sua escolha. A primeira a ser mencionada é a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Esse é um documento que prevê e garante a presença de um responsável técnico especializado na empresa, o qual analisou a qualidade do produto e o certificou por meio da Anotação.

Exija este documento antes da compra. Além da ART, você também pode optar por averiguar o ISO 9001 da empresa de sua escolha.

O ISO 9001 é uma forma de normatizar processos, regulamentos e demais questões relacionadas a quaisquer produções empresariais. Consulte o ISO 9001 da empresa escolhida por você e atente para todos os detalhes.

Essa é uma forma de conhecer ainda melhor a forma como trabalha o fornecedor que você escolheu para comprar madeira tratada.

Espero que as dicas tenham sido úteis para que você faça a melhor escolha na hora de comprar esse tipo de material!

Gostou? Deixe seu comentário!